quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Professores na imprensa, no mês de setembro.

No dia 06, a professora Roswithia Weber participou de programa na Rádio ABC, sobre seu projeto de extensão e a programação da Semana Nacional de Museus. No dia 09, foi a vez da Professora Márcia Blanco participar do programa sobre os 10 anos do 11/09 e na semana seguinte, foi a vez da professora Magna Magalhães, que foi convidada a falar sobre o tema do curso de extensão que acontecerá em outubro: "Associativismo negro em terras de imigração europeia". No dia 16, mais uma vez a professora Roswithia participou de programa sobre a Revolução Farroupilha.
Hoje, dia 22, os jornais VS e NH apresentaram a seguinte reportagem que envolve nosso curso e oficinas feitas pelos acadêmicos:

"O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo abriu as portas ontem para a primeira oficina da 5. Primavera dos Museus, que tem como tema este ano Mulheres, Museus e Memórias. Em parceria com o Projeto de Extensão Museu da Universidade Feevale, mais duas oficinas sobre o mesmo tema ocorrem hoje e amanhã na Casa do Imigrante, na Feitoria, das 15 às 17 horas. "A relação entre memória e história é importante. É o museu como espaço de ação perante a comunidade", destacou a coordenadora do projeto, Roswithia Weber.
VIAGEM NO TEMPO Coordenada pelos alunos do curso de história da Feevale, a oficina mexeu com as memórias das participantes, que foram convidadas a resgatar em um baú antigo peças do acervo do museu. A aposentada Esther Fissmer de Souza, 81 anos, que o diga. Viajou no tempo ao achar um disco com histórias em alemão, do irmãos Grimm. 'A Chapeuzinho Vermelho foi a história que mais amei. Lembro de ouvi-la quando era pequena. As mais lindas histórias infantis em alemão eram dos irmãos Grimm, que moravam em um dos lugares mais lindos da Alemanha. Não tinha como não sair poesia'
Mulheres resgatam lembranças- As peças colocadas dentro do baú remetiam ao tema da atividade - Mulheres, Museus e Memórias. Itens como pílula anticoncepcional, espartilho, sapatos, ferro de passar, uma lousa pequena, bolsa e até um camê de baile estavam à disposição das participantes. A aposentada Elisabeth Barth Melilo, 56 anos, pegou a lousa. "Acho que minha mãe deve ter usado essa lousa na escola. Não é do meu tempo", disse. A aposentada Clea Fuhrmeister, 87 anos, ajudou. "Fui alfabetizada nessa lousa. Escrevíamos com giz", lembrou ela. A 5 Primavera dos Museus ocorre em 310 cidades de todo País."

Nenhum comentário: