segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Professora da Universidade Feevale é eleita para Instituto Histórico

Na última reunião do Instituto Histórico de São Leopoldo, realizada no mês de agosto, Roswithia Weber, professora do Curso de História da Feevale, foi eleita como a mais nova integrante deste Instituto. O mesmo, surgiu por ocasião do Sesquicentenário da Imigração Alemã, embora já houvesse referência a um instituto Histórico, anteriormente.
Em um encontro de estudo, no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, o Pe. Arthur Rabuske foi, juntamente com Telmo Lauro Muller, então diretor do museu e Germano Oscar Moehlecke, Klaus Becker e Carlos de Souza Moraes, fundaram a entidade oficialmente no dia 25 de julho de 1975, sendo que no dia 5 de julho houve a Assembléia Geral com os nomes indicados.
Atualmente, congrega um grupo de 30 pesquisadores que se reunem uma vez por mês nas dependências do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. A maior realização do Instituto é o Simpósio de Imigração, realizado a cada dois anos.
A professora ocupará a cadeira nº 29 cujo patrono é Hermann Gottlieb Dohms, nascido no município de Sapiranga, filho de imigrantes alemães que após estudos teológicos na Europa, retornou ao Rio Grande do Sul, onde exerceu importante ação teológica, educacional e política, tendo fundado uma revista e uma escola.

Nenhum comentário: