segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aula Inaugural dos cursos do Instituto de Ciências Humanas/ FEEVALE traz convidado estrangeiro

Licenciado em Filologia italiana e em Ciências da Informação (seção de Jornalismo), Xosé Antonio Neira Cruz foi redator da revista Tempos e, na atualidade, além de colaborar em diversas publicações periódicas, dirige a revista de literatura infantil e juvenil Fadamorgana. Escreveu também roteiros para diversos programas de radio e Televisão de Galícia.
Os prêmios literários (com seu primeiro livro, Ó outro lado do sumidouro, recebeu o Prêmio Merlim, em 1988, que ganhou também na edição do ano 2000 pela obra juvenil As cousas claras) avalizam uma das trajetórias mais sólidas da literatura infanto-juvenil galega. Os gatos de Veneza foi finalista na VIII Prêmio Lola Anglada, em 1991. Recebeu o Premio O Barco de Vapor nos anos 1997 e 1999 pelas novelas Valdemuller e Os ollos do Tangaleirón, respectivamente. E ganhou a edição de 2002 do Premio Raíña Lupa, com O arminho dorme, novela ambientada na Itália do século XVI.
Uma parte importante da sua produção dirige-se aos leitores mais novos: Melanio e os paxaros; o surpreendente As porcas porquiñas; María está a pinta-lo mar; A memoria das árbores, que inaugura uma nova e original coleção sobre música e literatura; ademais, a recuperação da literatura popular está presente em O home máis rico do mundo, A caixa do tesouro e mais O xenio do sultán.
Atualmente, é o responsável pela coleção Sete Mares da editora Galáxia e professor de Jornalismo na Universidade de Santiago de Compostela. Em setembro de 2009, foi nomeado Coordenador da Comissão de desenvolvimento de projetos do IBBY, membro do jure do Prêmio do IBBY - Asahi Reading Promotion, assim como integrante do Comitê Organizador do 28 Congresso dessa organização internacional.
A aula inaugural do nosso Instituto, o ICHLA, ocorrerá em 16 de março de 2011.
Aguardem!!

Nenhum comentário: