segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra - Exibição, Apresentação e Discussão do Documentário "Mestre Borel: a ancestralidade negra em Porto Alegre"

O evento tem, por objetivo, fomentar o debate sobre a diversidade étnico-racial com enfoque nas populações negras e suas manifestações culturais no âmbito da cidade.
O documentário traz Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel falando sobre suas memórias e experiências em Porto Alegre e ao redor do Brasil. Discorrendo sobre os saberes e fazeres de que é detentor, das culturas de matriz africana brasileira, ele narra os conhecimentos religiosos, históricos, mitológicos e artísticos oriundos das tradições africanas que remontam ao convívio com seus antepassado
A atividade é resultado dos diálogos estabelecidos pelos projetos de pesquisa e extensão, aos quais os professores coordenadores estão vinculados. Trata-se de um momento importante de consolidação de parcerias e de visibilidade política para os grupos atendidos pela extensão, de afirmação de uma identidade negra e valorização manifestações culturais afro-brasileiras, por meio das atividades que integram a Semana da Consciência Negra no município.
As palestrantes são a ProfªDra. Ana Luiza Carvalho da Rocha e a Profª Me. Anelise dos Santos Gutterres, ambas da BIEV - Banco de Imagens e Efeitos Visuais (UFRGS).
Quando? 17 de novembro de 2010, 19h30min
Onde? Auditório do Prédio Branco, campus II
Evento aberto à comunidade

Nenhum comentário: