terça-feira, 26 de outubro de 2010

Historiadores convidados falam sobre História do RS


A disciplina de Seminário de Pesquisa e Prática em História do Rio Grande do Sul tem contado com a presença de historiadores convidados para apresentar suas pesquisas, na área de Pós graduação. No dia 25 de outubro, tivemos a participação do Doutorando em História (UFRGS), Carlos Eduardo Bartel, que abordou a temática da imigração judaica no RS. Bartel também atua como Secretário do GT Estudos Étnicos/ANPUH/RS. Também é integrante deste GT, a professora Roswithia Weber. Segue o endereço deste GT https://mail.feevale.br/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.gtestudosetnicos.tk/. Neste link é possível encontrar referências bibliográficas de estudos sobre os judeus desenvolvidos pelo palestrante, como também por demais pesquisadores.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia do Professor

Mesmo com atraso, uma lembrança pela passagem do dia do professor:
"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer. Quero educar os educadores. E isso me dá grande prazer porque não existe coisa mais importante que educar. Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a resolver os problemas práticos da vida. Pela educação ele se torna mais sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz e mais capaz de conviver com os outros."
(Rubem Alves)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Professoras lançam livro


Na noite do dia 07 de outubro, as professoras Ines Reichert e Magna Lima Magalhães, do curso de História da Feevale, participaram do lançamento do livro que escreveram em comemoração aos 90 anos da ACI/Novo Hamburgo. A obra "Uma trajetória de valor" foi autografada na mesma noite. Leia e veja as fotos acessando o link abaixo:

http://www.acinh.com.br/news_7102010_231455.asp


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Entrevista para o Jornal NH

"Pesquisa histórica usa Jornal NH como fonte". Esse foi o tema da entrevista dada pela Profª Drª Cláudia Schemes, para o mesmo jornal, no dia 29 de setembro de 2010.
Abaixo o link para a reportagem:
http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/cidadesregiao,canal-8,ed-240,ct-556,cd-284582,midia-,gal-38234.htm