segunda-feira, 28 de março de 2011

Palestra para alunos dos cursos de Licenciatura, na quarta-feira

Nessa quarta-feira, dia 30/03, o Prof. Dr. Luis Henrique Sommer estará na Universidade Feevale, para uma palestra sobre "A profissão docente". O evento ocorrerá no Salão de Atos, no campus II, às 19h30min. A atividade é gratuita e faz parte do I Seminário PIBID/FEEVALE.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Conheça melhor os convidados externos que estarão no X Seminário de Estudos Históricos

O evento que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de maio de 2011, com o tema "Quando o passado já não existe: desafios da História do tempo Presente" terá muitos palestrantes de Universidade Feevale e de outras Instituições. Também são convidados de diferentes áreas. Hoje, apresentamos um currículo resumido dos convidados externos.
São eles:

Prof. Dr. Leandro Karnal – Possui graduação em Historia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) . Atualmente é RDIDP da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: Catequese, Representação e Conquista Espiritual. É autor e organizador de várias obras sobre História da América e Ensino de História.

Prof. Dr. Juremir Machado da Silva – Professor, jornalista, escritor e tradutor, possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Sociologia da Cultura - Université Paris-Descartes (1992) e doutorado em Sociologia da Cultura - Université Paris V René Descartes (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, imaginário, mídia, comunicação e tecnologia. Fez pós-doutorado na França sob a orientação de Michel Maffesoli, Jean Baudrillard e Edgar Morin. Publicou 25 livros individuais. Últimas obras: História regional da infâmia - o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras, ou como se produzem os imaginários (L&PM, 2010) e 1930: águas da revolução (Record, 2010). Pesquisador 1B do CNPq.

Prof. Dr. Miguel Pablo Serna Forcheri - Possui graduação em Licenciatura de Sociologia pela Universidade da Republica (1991) , graduação em Grado em Sociologia para o Desenvolvimento pelo Centro Latinoamericano de Economia Humana (1991) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade da Republica e Membro de corpo editorial da Revista de Ciencias Sociales (Universidade da República, Uruguai). Tem experiência na área de Ciência Política , com ênfase em Comportamento Político.

Prof. Dr. Andre Luiz Reis da Silva – Doutor em Ciência Política (2008), Mestre em História (1999), Bacharel (1999) e Licenciado em História (1995) pela UFRGS. Possui curso de Especialização em Processos de Integração pela Universidade de Leiden/Holanda (1999). É Professor Adjunto no Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFRGS e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (UFRGS) e Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). Coordenador do Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFRGS e Editor da Revista Conjuntura Austral (ISSN 2178-8839).Pesquisa Relações Internacionais e Política Externa Brasileira.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Abertas as inscrições para o X Seminário de Estudos Históricos

A partir de hoje estão abertas as inscrições, no site http://www.feevale.br/extensao/evento-x-seminario-de-estudos-historicos .
O evento terá 20h, contará com muitos convidados, comunicações orais e publicação.
O tema desse ano é "Quando o passado já não existe: desafios da História do Tempo Presente".

PROGRAMAÇÃO:
23/05 – Segunda-feira
17h30min – Credenciamento
19h30min – Abertura oficial
Mesa-redonda: “O Mundo em descompasso: do pós-Guerra Fria à atualidade” - André Luiz Reis da Silva e Miguel Pablo Serna Forcheri . Mediador: Rodrigo Perla Martins.
24/05 – Terça-feira
18h – Bate-papo: História do Tempo Presente - uma abordagem teórica – Roswithia Weber
19h30min – Minicursos
1. A nova realidade indígena latino-americana: conectada e globalizada – Inês Reichert
2. A cidade e a crise do moderno: textos e contexto – Luiz Antonio Gloger Maroneze
3. Discursividades étnicas no século XXI: movimento negro e ações afirmativas – Margarete Fagundes Nunes
4. Política externa brasileira – Rodrigo Perla Martins
5. A arte contemporânea na perspectiva de gênero – Rosa María Blanca Cedillo
6. Retratos da América Latina contemporânea no cinema e na literatura – Hernan Darío Sanchez
25/05 – Quarta-feira
13h30min - Comunicações Orais
18h - Lançamento de livros e sessão de autógrafos
19h30min – Conferência: “O Professor de História e os desafios da pós-modernidade “- Leandro Karnal. Mediadora: Inês Caroline Reichert
26/05 – Quinta-feira
18h - Bate-papo: Um olhar a partir do presente: a aula de História e o tempo imediato - Márcia Blanco Cardoso
19h30min - Mesa-redonda: “Brasil contemporâneo: análise e perspectivas” - Juremir Machado da Silva, Cleber Prodanov e Everton Rodrigo SantosMediador: Luiz Antonio Gloger Maroneze

Inscreva-se logo para garantir o seu mini-curso de preferência!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bolsa de extensão

Atenção! Temos vaga aberta para seleção de bolsista de projeto de extensão. A líder do projeto é a professora Inês Reichert. Qualquer dúvida, encaminhem para inesrei@feevale.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

Aula inaugural é transferida

A Aula Inaugural do ICHLA, marcada para o dia 16, teve que ser tranferida. A nova data será aviasada nos próximos dias.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Regulamentação da profissão de historiador aprovada no Senado

A regulamentação da profissão de historiador foi aprovada, nesta quarta-feira (2), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que a profissão de historiador poderá ser exercida pelos diplomados em curso de graduação, mestrado ou doutorado em História.
Entre as atribuições dos historiadores, o projeto (PLS 368/09) lista o ensino da disciplina no ensino básico e superior; o planejamento, a organização, a implantação e a direção de serviços de pesquisa histórica; o assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.
A proposta já havia sido aprovada em decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis., em março de 2010, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Mas a aprovação de emenda de Plenário do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e de requerimentos dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e do então senador Flávio Arns (PSDB-PR) fez a matéria retornar à CAS, bem como exigiu sua análise pela CCJ e pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Relator do projeto na CCJ, Flexa Ribeiro recomendou sua aprovação com o acolhimento da emenda de Alvaro Dias. A mudança proposta em Plenário simplificou uma das atribuições dos historiadores para a "organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História".
O relator reconheceu o "relevante" papel exercido pelos historiadores na sociedade e considerou que a inexistência de uma regulamentação pode abrir esse campo a profissionais de outras áreas sem as qualificações necessárias para desenvolver um trabalho adequado com objetos e assuntos históricos.

FONTE: Agência Senado