terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aberto edital de seleção para bolsista PET/ INTERDISCIPLINAR- FEEVALE

O grupo tem caráter interdisciplinar e está orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; o que implica para os bolsistas um envolvimento ativo nestas três dimensões.
Serão oferecidas 05 VAGAS, sendo uma destinada para alunos do curso de Pedagogia, uma vaga para alunos do curso de Psicologia, uma vaga para alunos do curso de História e duas vagas para alunos do curso de Letras.
O estudante bolsista de grupo PET/INTERDISCIPLINAR-FEEVALE receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), depositados em conta corrente específica.

Requisitos Básicos Exigidos:
a) estar regularmente matriculado como estudante de graduação no curso de Pedagogia, ou Psicologia, ou História, ou Letras, do ICHLA/FEEVALE;
b) não receber qualquer outro tipo de bolsa;
c) apresentar bom rendimento acadêmico (coeficiente de rendimento igual ou superior a 70);
d) ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do programa.

Atribuições
c) participar durante a sua permanência no programa de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

Inscrições
As inscrições para o processo seletivo de bolsista serão realizadas no período de 27 de dezembro de 2010 a 07 de janeiro de 2011, das 09h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h00min, na Secretaria do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes – ICHLA, no 4º andar do Campus I ou no 3º andar do Prédio Lilás, no Campus II.
Para inscrever-se, o candidato deve preencher requerimento específico disponível no local de inscrição e apresentar os seguintes documentos:
a) Originais e cópias da carteira de identidade e CPF;
b) Cópia do histórico escolar do curso de graduação expedido pelo Registro Acadêmico;
c) Currículo Lattes;
d) Declaração de que não possui outra bolsa
Seleção:
O Processo Seletivo para o Grupo PET/INTERDISCIPLINAR-FEEVALE será realizada, a partir do dia 10 de janeiro de 2011 e será composto pelas seguintes etapas:
a) Avaliação do histórico escolar (média aritmética com soma de todas as avaliações
divididas pelo número de disciplinas cursadas);
b) Entrevista coletiva - a ser realizada no Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes – ICHLA, no 3º andar do Prédio Lilás, no Campus II, às 14 horas do dia 12/01/2011.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Relato sobre encontro SABSul, em Jaguarão

Nos dias 27 a 30 de setembro, o curso de História da Universidade Feevale esteve representado no VII Encontro Regional de Arqueologia da SABSul, ocorrido na cidade gaúcha de Jaguarão, pela profª Inês Caroline Reichert e pela acadêmica Iloir Escoval.
Sobre as discussões realizadas, a professora Inês fez o seguinte relato:
"As últimas duas décadas foram marcadas por mudanças importantes na formação e na atuação profissional dos arqueólogos brasileiros, com a ampliação dos espaços de formação, do mercado de trabalho e de uma maior visibilidade da Arqueologia, o que contribuiu para sua afirmação como área de conhecimento autônoma e como segmento científico que possui uma grande importância para a sociedade contemporânea. Contudo, há que se considerar também os problemas advindos de um crescimento acelerado da arqueologia. Nesse sentido, o Encontro teve como objetivo principal discutir e aprofundar temas diversos, como:
-o destino dos acervos gerados nos registros escavados nos últimos anos, que têm aumentado significativamente em função da Arqueologia de Contrato;
- as relações entre arqueólogos e poderes públicos no que diz respeito à regulação da atuação profissional e a preservação do patrimônio;
- aos endossos institucionais concedidos para os trabalhos de contrato;
- às distintas formações que são oferecidas aos aspirantes à arqueólogos, através de cursos de graduação e pós-graduação em centros de ensino e pesquisas, como Universidades e grandes Museus, além de espaços privados como empresas de arquelogia;
- questões ligadas à ética profissional.
Um dos Seminários temáticos mais impactantes do Encontro foi o que discutiu, justamente, a questão dos endossos e acervos. O diagnóstico apresentado pelos painelistas apresentou uma situação nacional para a questão, no mínimo, difícil. Segundo Diego Ribeiro, professor do curso de Museologia da UFPEL, as reservas técnicas da maior parte dos Museus e Instituições de pesquisa estão saturadas e há poucos trabalhos desenvolvidos a partir delas. Num quadro já difícil, a situação do aumento crescente do patrimônio arqueológico brasileiro, através da Arqueologia de Contrato, é preocupante, pois não há como se abrigar devidamente esse patrimônio, e licenciamentos sem condições estão sendo feitos. Nesse sentido, cabe as questões feitas por Berta Ribeiro: qual o futuro dessas reservas, pouco ou quase nada estudadas? Se entendermos que as peças coletadas assim o foram porque se compreendeu que tinham relevância social, como fica essa relevância se permanecem mudas? Em tempos onde a diversidade cultural vem sendo amplamente discutida como componente da construção das diversas identidades contemporâneas, o tema torna-se ainda mais importante: não seria essas práticas uma forma de “silenciamento” desse patrimônio?
A apresentação da situação calamitosa do acervo do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul, um acervo de importância ímpar para a Arqueologia Brasileira, foi o maior exemplo das dificuldades enfrentadas quanto à gestão desse patrimônio. Qual o futuro do nosso passado?
Para quem se interessou pelo tema, informações mais aprofundadas podem ser obtidas junto à Rede de Museus de Arqueologia e Etnologia, REMMAE, recentemente criada, e que postou interessante documento resumindo as dramáticas condições dos acervos da área.