segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Semana Acadêmica e Semana da Consciência Negra se unem para promover aula show

Na quinta-feira, dia18 de novembro, o músico e professor Richard Serraria realiza uma "Conversa musicada"no Salão de Atos do Campus II, da Universidade Feevale. O tema é "O Grande Tambor", sobre o sopapo, instrumento de percussão do RS, símbolo da cultura afro-brasileira.
O evento é aberto à comunidade.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra - Exibição, Apresentação e Discussão do Documentário "Mestre Borel: a ancestralidade negra em Porto Alegre"

O evento tem, por objetivo, fomentar o debate sobre a diversidade étnico-racial com enfoque nas populações negras e suas manifestações culturais no âmbito da cidade.
O documentário traz Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel falando sobre suas memórias e experiências em Porto Alegre e ao redor do Brasil. Discorrendo sobre os saberes e fazeres de que é detentor, das culturas de matriz africana brasileira, ele narra os conhecimentos religiosos, históricos, mitológicos e artísticos oriundos das tradições africanas que remontam ao convívio com seus antepassado
A atividade é resultado dos diálogos estabelecidos pelos projetos de pesquisa e extensão, aos quais os professores coordenadores estão vinculados. Trata-se de um momento importante de consolidação de parcerias e de visibilidade política para os grupos atendidos pela extensão, de afirmação de uma identidade negra e valorização manifestações culturais afro-brasileiras, por meio das atividades que integram a Semana da Consciência Negra no município.
As palestrantes são a ProfªDra. Ana Luiza Carvalho da Rocha e a Profª Me. Anelise dos Santos Gutterres, ambas da BIEV - Banco de Imagens e Efeitos Visuais (UFRGS).
Quando? 17 de novembro de 2010, 19h30min
Onde? Auditório do Prédio Branco, campus II
Evento aberto à comunidade

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Professor do Curso de História em evento internacional

O Prof. Dr. Norberto Kuhn Jr. esteve no Chile, participando Congresso Internacional "Ciencias, tecnologías y culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe". O evento aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, na Universidade de Santiago e contou com a participação de 2500 pessoas de 350 instituições de ensino e pesquisa de 27 países, com o objetivo de contribuir para a disseminação da produção intelectual na América Latina.
O professor participou do Simpósio "Migraciones, medios de comunicación y construcción de identidades. Siglos XIX, XX y XXI", que reuniu trabalhos de sociólogos, comunicadores e historiadores de diversos países. Ele apresentou os resultados da pesquisa "Ethicidades comunicacionais e experiências migratórias: o caso dos trabalhadores gaúchos do setor calçadista na China", desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A pesquisa aborda as experiências migratórias de trabalhadores da indústria calçadista de Novo Hamburgo que têm migrado, nos últimos anos, para a China, bem como o papel que os meios de comunicação cumprem na construção das conexões entre seu local de origem e o novo ambiente.

Egressa do curso de História é palestrante em atividades da Semana da Consciência Negra

Luciana Marques Pereira, recentemente graduada em nosso curso e que atuou como estagiária e voluntária do Projeto de Extensão Banda Mirim, sempre particpou de eventos e agora está atuando como palestrante nas atividades da Escola Boa Saúde, no dia 20/11. As atividades na escola serão sobre música, artes plásticas e dança.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Egresso do Curso de Especialização em "História e Comunicação" lança livro

Juan Domingues, aluno do curso de Especialização em 2006, hoje professor da PUC, convida para o lançamento de seu livro, conforme ele conta: "Bem, a partir desse curso, despertou em mim a vontade de ser professor universitário e atuar na minha área, o jornalismo. No ano seguinte fiz mestrado em Comunicação na PUCRS, passei a dar aula de jornalismo na Unisinos, depois na PUCRS (nas duas juntas) e desde o ano passado, sou professor da Famecos, exclusivamente. E faço doutorado em Comunicação, também na PUCRS.

O motivo do meu contato é um convite (...) para a sessão de autógrafos do meu livro Che Guevara: mito, mídia e imaginário, no dia 4 de novembro próximo, às 18h30min, na Feira do Livro de Porto Alegre".